Mapeamento de Retina
Exame em que o fundo do olho e todas as suas estruturas são avaliadas. Difere da fundoscopia, já que neste exame, só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente especial.
Retinografia Red Free
Fotografia do fundo do olho que permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico utilizando filtros especiais. Permite avaliar detalhes como pequenas hemorragias e micro vasos retinianos.
Ultrassonografia ocular
A ultrassonografia ocular visualiza as partes mais internas do olho através da utilização de uma sonda que é colocada em contato com a pálpebra. Útil em casos de opacidade total de cristalino e diagnóstico de tumores intraoculares.
OCT (Tomografia de Coerência Óptica)
É um exame preciso e detalhado da retina. Indicado para pacientes com alterações de mácula, portadores de glaucoma, controle de doenças retinianas, entre outros.
PAM (Potencial de Acuidade Visual)
O examinador acende um letreiro luminoso em que aparecem letras ou números que o paciente deve ler. É um exame indolor no qual, na maioria das vezes, é realizada a dilatação da pupila. Sugere-se que o paciente venha acompanhado e não dirija após o procedimento.
Retinografia
Exame de imagem que fotografa áreas do fundo do olho. Muito útil para controle e diagnóstico de doenças retinianas.