Buscar
  • hospitaldosolhosdo

Primeiro transplante de córnea da região foi realizado no HOD


A primeira cirurgia de transplante de córnea do sul do Estado foi realizada em 2018, no centro cirúrgico do Hospital dos Olhos Dourados. O procedimento foi considerado um sucesso e passou a ser um marco referencial na área da oftalmologia na cidade e na região.


Este procedimento médico de alta complexidade, antes realizado apenas em grandes capitais, agora é realidade em Dourados.


Córnea


A córnea é a superfície externa transparente do olho, fundamental para que uma pessoa possa enxergar. Traumas, infecções ou doenças graves, como o ceratocone, tornam a córnea opaca, prejudicando a passagem da luz, levando a perda de visão.

Nesses casos pode haver a indicação de um transplante, em que a córnea doente do receptor é substituída por outra transparente, vinda de um doador.


Cirurgia


Todas as cirurgias de transplante realizadas desde então, são consideradas um sucesso para a equipe do Hospital dos Olhos.


Com os avanços na cirurgia e o advento de técnicas lamelares e endoteliais, associada a utilização de laser e de microcerátomos, e o aprimoramento dos métodos de captação e preservação das córneas, a incidência de rejeição após a cirurgia diminuiu sensivelmente.

Atualmente, entre os transplantes de órgãos e tecidos, o de córnea é a mais realizado em todo o mundo. A doação de órgãos ainda é um tabu para a sociedade. Para elevar o número de pessoas beneficiadas com o transplante de córnea é preciso aumentar o número de doações, através de campanha educativas.


Diante disto, é importante frisar o quando a conscientização sobre a doação de órgãos faz a diferença para as pessoas que necessitam do procedimento de transplante. A sua atitude pode salvar vidas aqui mesmo, perto de você!


Com informações do Dourados Agora.

6 visualizações0 comentário