Buscar
  • hospitaldosolhosdo

Mitos e verdades sobre o glaucoma

Atualizado: Jul 21



O glaucoma é uma das principais causas da baixa visão e cegueira no mundo. O glaucoma ocorre, em muitos casos, devido ao aumento de pressão dentro do olho, o que causa danos ao nervo óptico, que conecta nossos olhos ao nosso cérebro. Mas o que é o glaucoma e por que é tão perigoso para a nossa visão? Descubra o que é mito e o que é verdade sobre o glaucoma.



Existem vários tipos de Glaucoma.

Verdade.

Os dois principais são os de ângulo aberto e ângulo fechado. O primeiro constitui a forma crônica do glaucoma, com danos progressivos e tendência a ser hereditária. Já o segundo, define-se pelo aumento rápido e súbito da pressão intraocular, devido ao acúmulo de líquido no olho, que não é propriamente escoado. É doloroso e deve ser tratado como urgência.


Pessoas de qualquer idade podem desenvolver glaucoma.

Verdade.

Porém, é muito raro ocorrer em pessoas com menos de 40 anos, com a prevalência aumentando com a idade.


Existe cura para o glaucoma.

Mito!

O glaucoma de ângulo fechado (agudo) pode ser tratado urgentemente com medicamentos e, em caso recorrente, com a possibilidade de tratamento a laser. No glaucoma de ângulo aberto, caso parte da visão já tenha sido perdida, ela não poderá ser recuperada. Os tratamentos são para retardar o avanço da doença, por isso é imprescindível a visita anual ao médico oftalmologista, pois nos estágios iniciais da doença, o glaucoma não possui sintomas. Pessoas acima de 40 anos, pertencentes a grupos étnicos suscetíveis e com histórico familiar, devem manter-se sempre em dia com seus exames oftalmológicos.


Glaucoma pode levar à cegueira.

Verdade.

Projeções do IAPB (Agência Internacional de Prevenção à Cegueira) indicavam, em 2015, que, até 2020, aproximadamente 80 milhões de pessoas desenvolverão glaucoma, em todo o mundo, o que representa um aumento de cerca de 20 milhões, desde 2010. O mesmo instituto estimou que 3,2 milhões de pessoas ficarão cegas devido a glaucoma até o ano que vem.


Todas as pessoas com pressão intraocular elevada desenvolvem glaucoma.

Mito.

Existem pessoas com pressão intraocular normal que, ainda assim, desenvolvem glaucoma. O oposto também pode acontecer: pessoas com pressão intraocular elevada, porém sem presença de glaucoma. O que irá definir será o estado do nervo óptico e se há algum comprometimento. A pressão elevada é apenas a forma mais comum da doença.


Quem enxerga bem não tem glaucoma.

Mito.

O glaucoma é silencioso, sem prejuízos à visão até ser tarde demais. As perdas visuais também podem acabar sendo mascaradas pelo cérebro, que une a visão de ambos os olhos e compensa possíveis falhas automaticamente, dificultando a detecção.


Para evitar a cegueira provocada pelo glaucoma, é muito importante visitar regularmente um médico oftalmologista. Projeções da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira indicavam, em 2015, que, em pouco tempo, haverá aproximadamente 80 milhões de pessoas com glaucoma em todo o mundo, representando um aumento de cerca de 20 milhões desde 2010. O mesmo instituto estimou que 3,2 milhões de pessoas ficarão cegas devido ao glaucoma, até o próximo ano. Portanto, não deixe para depois, marque já uma consulta com seu oftalmologista.



Fonte: Revista Veja Bem, Ed. 07, Pag. 07

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br/ (67) 3033-9292

76 visualizações

O Melhor Para Você

Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi nosso ponto de partida. Mesmo Dourados/MS sendo um pólo regional de referência em saúde, muitas limitações ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

Acesso Rápido

Localização

Rua Melvin Jones, 1190, Vila Progresso - Dourados -  MS

(67) 3033-9292

 


(67)99823-9184

©  2019 Hospital dos Olhos Dourados    |    Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 RQE Nº 3333