A organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas no mundo em decorrência dos danos causados por traumas oculares, e quando se trata de pessoas com mais idade os riscos são ainda maiores. Isso porque, com o passar do tempo, os reflexos não são mais os mesmos, além disso, os ossos se desgastam favorecendo acidentes.
Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, durante os anos de 2001 e 2007, 70% dos acidentes oculares com pessoas acima de 65 anos ocorreram no ambiente doméstico; os riscos aumentam acima de 75 anos.
Nesse contexto, os cuidados devem ser redobrados para garantir a segurança dos idosos. Constantes quedas são comuns na terceira idade, e representam um problema de saúde pública com importante impacto social na vida dos idosos. Nesta fase da vida as alterações fisiológicas são progressivas, afetando o equilíbrio e levando ao aumento nos riscos de queda nesta idade.
Com isso, há perda da confiança, baixa autoestima, isolamento social e até depressão
Algumas circunstâncias favorecem a queda:
• Condições do ambiente em que vivem;
• Sedentarismo;
• Doenças relacionadas ao envelhecimento;
• Comprometimento da acuidade visual;
• Medicamentos de uso contínuo;
• Doenças que comprometem os músculos e ossos – artrose, osteoporose e labirintite, doenças cardíacas e neurológicas.
Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 15, pg 24 Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292