Buscar
  • Revista Veja Bem

Acidentes oculares causados na terceira idade


A organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas no mundo em decorrência dos danos causados por traumas oculares, e quando se trata de pessoas com mais idade os riscos são ainda maiores. Isso porque, com o passar do tempo, os reflexos não são mais os mesmos, além disso, os ossos se desgastam favorecendo acidentes.

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, durante os anos de 2001 e 2007, 70% dos acidentes oculares com pessoas acima de 65 anos ocorreram no ambiente doméstico; os riscos aumentam acima de 75 anos.

Nesse contexto, os cuidados devem ser redobrados para garantir a segurança dos idosos. Constantes quedas são comuns na terceira idade, e representam um problema de saúde pública com importante impacto social na vida dos idosos. Nesta fase da vida as alterações fisiológicas são progressivas, afetando o equilíbrio e levando ao aumento nos riscos de queda nesta idade.

Com isso, há perda da confiança, baixa autoestima, isolamento social e até depressão

Algumas circunstâncias favorecem a queda:

• Condições do ambiente em que vivem;

• Sedentarismo;

• Doenças relacionadas ao envelhecimento;

• Comprometimento da acuidade visual;

• Medicamentos de uso contínuo;

• Doenças que comprometem os músculos e ossos – artrose, osteoporose e labirintite, doenças cardíacas e neurológicas.

Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 15, pg 24 Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292


96 visualizações

O Melhor Para Você

Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi nosso ponto de partida. Mesmo Dourados/MS sendo um pólo regional de referência em saúde, muitas limitações ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

Acesso Rápido

Localização

Rua Melvin Jones, 1190, Vila Progresso - Dourados -  MS

(67) 3033-9292

 


(67)99823-9184

©  2019 Hospital dos Olhos Dourados    |    Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 RQE Nº 3333