Buscar
  • Dr. Ajax de Oliveira Leite

Problemas oftalmológicos em diabéticos!


Quando o paciente diabético tem bom controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) ajuda a evitar complicações à saúde. Já o paciente com o Diabetes descompensado apresenta, com frequência, a visão embaçada. Com o passar do tempo pode, também, perder acuidade visual. Esses sintomas podem estar ligados à catarata ou alterações na retina, como a retinopatia diabética, que é uma complicação grave que pode causar descolamento de retina, hemorragias e cegueira. A visão turva Uma visão embaçada, com perda de nitidez e com dificuldade de ver os detalhes, muitas vezes pequenos, é um dos problemas que podem ser causado pelo Diabetes Mellitus. Tais sintomas demandam a procura de um especialista para correção, caso contrário, um problema que, a princípio, não levaria a cegueira, pode gerar outras complicações à visão. Acontece quando o paciente tem um quadro de hiperglicemia (muito açúcar no sangue)! O açúcar chega até os vasos presentes nos olhos podendo alterar a visão do paciente. O embaçamento da visão pode ser temporário, basta que os níveis de açúcar no sangue sejam estabilizados. Sendo assim, quando a taxa de açúcar estiver normalizada a visão também voltará ao normal. No caso da hiperglicemia crônica, a saúde ocular pode sofrer diversas complicações levando a problemas temporários de visão. Caso os níveis de açúcar fiquem elevados com frequência os vasos oculares podem ser danificados, podendo eventualmente ser causa de cegueira. Retinopatia diabética Trata-se de uma doença ocular grave que pode levar a cegueira, caso não seja tratada, que acontece por causa de danos nos vasos sanguíneos da retina. As altas taxas de açúcar no sangue e a pressão alta são pontos ligados ao Diabetes, que facilitam a ocorrência da retinopatia.

SINTOMAS DA RETINOPATIA DIABÉTICA: • Visão embaçada • Perda súbita de visão • Diminuição de visão noturna • Visão dupla • Mudanças repentinas na qualidade da visão • Enxergar pontos negros A catarata e o glaucoma neovascular também são doenças oculares causadas pela falta de controle da glicemia! Para esses pacientes, as chances de desenvolver tais problemas são maiores. Por isso, sempre cuide da sua saúde, tenha uma boa alimentação e consulte um oftalmologista.

Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 10, pg 21 Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292


93 visualizações

O Melhor Para Você

Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi nosso ponto de partida. Mesmo Dourados/MS sendo um pólo regional de referência em saúde, muitas limitações ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

Acesso Rápido

Localização

Rua Melvin Jones, 1190, Vila Progresso - Dourados -  MS

(67) 3033-9292

 


(67)99823-9184

©  2019 Hospital dos Olhos Dourados    |    Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 RQE Nº 3333