top of page
Buscar
  • Foto do escritorhospitaldosolhosdo

10 dicas para manter os cuidados com a saúde ocular sempre em dia




Como você cuida da saúde de seus olhos? Se você respondeu “indo ao oftalmologista”, ótimo! De fato, essa é uma das principais medidas para que a visão esteja sempre em dia. No entanto, existem muitos cuidados que fazem parte do dia a dia e devem ser adotados o quanto antes. Quer saber mais? Fique de olho nas dicas!


Coçar os olhos com frequência não é uma boa ideia. O hábito, muitas vezes, é instintivo, mas a longo prazo, pode haver prejuízos à visão. A estrutura ocular é frágil e o hábito pode se tornar um fator de risco para o desenvolvimento do ceratocone. Além disso, as mãos carregam impurezas e a contaminação pode resultar em uma conjuntivite bacteriana. Sintomas persistentes devem ser investigados e tratados pelo oftalmologista.


Dormir sem retirar toda a maquiagem, nem pensar. Não remover produtos de beleza corretamente pode provocar problemas como irritação e inflamação na região ocular. Outro hábito nocivo é o uso de cosméticos fora do prazo de validade ou emprestados. Lembre-se ainda de higienizar pincéis e outros acessórios corretamente.


Mantenha doenças crônicas sob controle. O acompanhamento médico é extremamente importante para quem convive com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Sem o tratamento adequado, podem haver sérias complicações relacionadas à visão, incluindo cegueira. Além do acompanhamento com o médico responsável, as consultas regulares ao oftalmologista são fundamentais.


Cigarro? Não! O tabagismo é um vício altamente nocivo para a saúde como um todo e, claro, está relacionado a problemas de visão, como DMRI, catarata e lesões no nervo óptico, capazes de causar cegueira irreversível.


Cultive bons hábitos. A prática regular de atividades físicas e a alimentação balanceada são parte de uma vida mais saudável e também fazem bem para a saúde ocular.


Faça pausas. Quem trabalha por longos períodos em frente ao computador tende a piscar menos. O resultado? A superfície ocular não é lubrificada o suficiente e pode haver sintomas como irritação e coceira. Por isso, lembre-se de piscar mais e faça pausas durante o dia. Havendo um incômodo persistente, converse com um médico oftalmologista.


Óculos de sol são mais do que estilosos. Os óculos com lentes escuras ajudam a proteger os olhos dos raios ultravioletas, altamente nocivos para a saúde ocular. Ao sair, não abra mão de usá-los, mas lembre-se de que é importante que sejam de qualidade, pois óculos falsificados podem causar ainda mais prejuízos à visão.


Colírios são medicamentos. E, dessa forma, devem ser utilizados somente sob prescrição médica. A automedicação pode ser prejudicial e, além da possibilidade de agravar o quadro, é capaz de disfarçar sintomas de doenças mais graves.


Cuidado com as lentes de contato. As lentes ficam em contato direto com a superfície ocular e, por isso, é importante higieniza-las corretamente e seguir todas as orientações médicas em relação ao uso e manutenção. E mais: assim como os óculos, elas só podem ser usadas sob prescrição do médico oftalmologista.


A última e mais importante dica é: visite seu oftalmologista regularmente. Mesmo na ausência de sintoma, as visitas são parte fundamental dos cuidados, auxiliam na prevenção de problemas oculares e contribuem para o diagnóstico precoce. Se você não visita o consultório oftalmológico há mais de um ano, é hora de mudar esse quadro. Agende sua consulta hoje mesmo!


Fonte: Revista Veja Bem, Ed. 28, Pag. 14

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br/ (67) 3033-9292

15 visualizações0 comentário
bottom of page