Buscar
  • Revista Veja Bem

Com que idade as crianças podem começar a usar lentes de contato?


A decisão sobre a indicação e o uso das lentes está associada às características da criança e a determinação do médico especialista. O oftalmologista Rubens Belfort Neto orienta que a criança pode fazer uso das lentes de contato desde que tenha maturidade para colocar e remover as lentes, além de cuidar de sua conservação e higiene. Segundo o médico, isso costuma acontecer entre os 10 ou 12 anos, podendo variar de criança para criança. Mas ressalta a importância da supervisão dos pais no período de adaptação. É muito importante, também, que o oftalmologista examine a criança, com frequência, para ter certeza de que as lentes não estão causando danos aos olhos.

Segundo informações no site do Instituto Benjamim Constant, um bebê operado de catarata congênita necessita usar lentes de contato, bem como uma criança que apresente anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos). Nestes casos, os pais ficam responsáveis por colocar e retirar as lentes, além dos cuidados com a conservação e higiene.

Situações em que o uso das lentes não for a única opção, algumas perguntas podem nortear a decisão:

1. A criança tem necessidade de usar lentes de contato?

2. Foi o oftalmologista quem sugeriu o uso?

3. A opção de usar as lentes é a melhora no desempenho da criança nos esportes?

Caso a motivação seja apenas estética, reconsidere sua decisão!

Usar lentes de contato requer cuidados específicos de higiene e uso. Não vale dizer que está cansado demais e, por isso, não retirar as lentes para dormir. Esta, atitude aparentemente simples, atitude pode causar infecções por vírus, bactérias, fungos ou amebas. É importante não só tirar as lentes antes de dormir, mas higienizar e guardar corretamente. O oftalmologista, inclusive, vai orientar acerca da quantidade de horas, por dia, recomendadas para usar as lentes.

Responsabilidade e cuidado são requisitos essenciais para os usuários de lentes de contato. É importante que a criança saiba lidar com essa realidade, aprendendo a colocar e remover as lentes corretamente, seguindo um plano de uso regular, para evitar problemas nos olhos. O usuário deve ser capaz de manusear as lentes de forma adequada.

Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 09, pg 17 Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292


89 visualizações

O Melhor Para Você

Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi nosso ponto de partida. Mesmo Dourados/MS sendo um pólo regional de referência em saúde, muitas limitações ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

Acesso Rápido

Localização

Rua Melvin Jones, 1190, Vila Progresso - Dourados -  MS

(67) 3033-9292

 


(67)99823-9184

©  2019 Hospital dos Olhos Dourados    |    Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 RQE Nº 3333