Buscar
  • Dr. Ajax de Oliveira Leite

Como saber se a “vista está cansada"?


A maioria das pessoas, após os 40 anos, não consegue mais focar os objetos mais próximos com a mesma nitidez de quando era mais jovem. Isso por causa de um distúrbio da visão, comum nesta fase, causado pela perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino (lente interna do olho). A presbiopia, mais conhecida com a síndrome do braço curto ou vista cansada, atinge todas as pessoas até os 50 anos.

O principal fator de risco para presbiopia é a idade. Mas algumas doenças ou remédios podem causar o distúrbio em pessoas mais jovens, com menos de 40 anos. Se os sintomas da presbiopia se apresentarem em pessoas com idade inferior ao que comumente tem sido observado (40 anos), pode ser um indicativo da existência de algum problema saúde oculto que precisa ser investigado.

OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA PRESBIOPIA SÃO: • Fadiga ocular ou dor de cabeça após a leitura; • Dificuldade em ler letras pequenas; • Fadiga ao trabalhar com objetos próximos aos olhos; • Necessidade de iluminação mais forte quando estiver lendo ou trabalhando com objetos próximos aos olhos; • Necessidade de afastar o material de leitura a uma distância de um braço, para focalizá-lo adequadamente; • Em geral, problemas ao ver e focalizar objetos que estão próximos aos olhos; • Semicerrar os olhos para ver objetos distantes. A presbiopia não tem cura, mas existem formas de corrigir a visão, que podem variar de acordo com o estilo de vida da pessoa. Atualmente, o mercado disponibiliza óculos com lentes corretivas, lentes de contato ou cirurgia para corrigir a visão. É importante ter em mente que os olhos vão continuar a perder, cada vez mais, a capacidade de focalizar objetos mais próximos. Por isso, a prescrição deve ser revista e modificada de acordo com as indicações do oftalmologista.

Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 11, pg 14 Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 https://www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292


143 visualizações

O Melhor Para Você

Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi nosso ponto de partida. Mesmo Dourados/MS sendo um pólo regional de referência em saúde, muitas limitações ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

Acesso Rápido

Localização

Rua Melvin Jones, 1190, Vila Progresso - Dourados -  MS

(67) 3033-9292

 


(67)99823-9184

©  2019 Hospital dos Olhos Dourados    |    Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 RQE Nº 3333